Publicado no DOE - MT em 28 abr 2011
Institui Tabela do frete para efeito de base de cálculo e recolhimento do ICMS.
O Secretário Adjunto da Receita Pública, no uso de suas atribuições legais, nos termos do inciso II do art. 71 da Constituição Estadual c/c item II do Anexo I da LC nº 266/2006 e com os incisos VIII e XIV do art. 67 e inciso I do art. 68 do Decreto nº 1.656/2008 combinado, ainda, com o inciso I do art. 100 do CTN, e
Considerando o que dispõe o art. 41 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 1.944, de 06 de outubro de 1989,
Considerando os preços do frete no mercado obtidos conforme coleta,
Resolve:
Art. 1º Fica instituída a Tabela do Frete, publicada em anexo, relativa às prestações de serviços de transporte rodoviário de carga seca não fracionada, frigorífica, grãos a granel, farelo a granel, óleo vegetal, algodão em pluma e transporte de gado vivo, realizados por empresas transportadoras e transportes autônomos, para efeito de tributação e recolhimento do ICMS.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor no décimo dia após a sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Portaria nº 239/2010-SEFAZ, de 22.10.2010.
Secretaria Adjunta da Receita Pública/SEFAZ, em Cuiabá/MT, 27 de abril de 2011.
CUMPRA-SE.
MARCEL SOUZA CURSI
Secretário Adjunto da Receita Pública
* Republica-se por ter saído incorreto, no DOE de 28.04.2011, pág. 6 e 7.
ANEXO I - DA PORTARIA Nº 114/2011Ordem Numérica | Distância em Km | Carga: Seca n/Fracionada | Carga: Frigorífica | Transporte de Carga: | ||||||
Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | Algodão Pluma | |||||||
Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | |||||
1 | 0001 a 0050 | 30,53 | 42,42 | 25,42 | 28,52 | 29,45 | 37,51 | |||
2 | 0051 a 0100 | 34,65 | 48,15 | 30,61 | 32,37 | 33,43 | 42,58 | |||
3 | 0101 a 0150 | 37,21 | 51,70 | 32,87 | 34,76 | 35,89 | 45,72 | |||
4 | 0151 a 0200 | 40,14 | 55,76 | 35,46 | 37,50 | 38,72 | 49,30 | |||
5 | 0201 a 0250 | 44,27 | 61,50 | 39,10 | 41,35 | 42,69 | 54,38 | |||
6 | 0251 a 0300 | 57,58 | 79,98 | 50,85 | 53,78 | 55,53 | 70,74 | |||
7 | 0301 a 0350 | 62,38 | 86,65 | 55,10 | 58,27 | 60,17 | 76,64 | |||
8 | 0351 a 0400 | 66,96 | 93,03 | 59,15 | 62,55 | 64,58 | 82,26 | |||
9 | 0401 a 0450 | 81,99 | 113,91 | 72,42 | 76,59 | 79,09 | 100,73 | |||
10 | 0451 a 0500 | 90,99 | 126,41 | 80,37 | 84,99 | 87,77 | 111,78 | |||
11 | 0501 a 0550 | 95,71 | 132,96 | 84,54 | 89,40 | 92,32 | 117,58 | |||
12 | 0551 a 0600 | 99,67 | 138,46 | 88,04 | 93,10 | 96,14 | 122,44 | |||
13 | 0601 a 0650 | 103,61 | 146,00 | 90,50 | 95,34 | 100,36 | 126,57 | |||
14 | 0651 a 0700 | 108,03 | 150,08 | 95,43 | 100,91 | 104,20 | 132,71 | |||
15 | 0701 a 0750 | 111,36 | 154,70 | 98,37 | 104,01 | 107,41 | 136,81 | |||
16 | 0751 a 0800 | 117,80 | 163,66 | 104,06 | 110,04 | 113,63 | 144,73 | |||
17 | 0801 a 0850 | 120,78 | 167,79 | 106,69 | 112,82 | 116,50 | 146,98 | |||
18 | 0851 a 0900 | 125,23 | 173,98 | 110,62 | 116,99 | 120,79 | 152,41 | |||
19 | 0901 a 0950 | 129,53 | 179,94 | 114,42 | 121,00 | 124,93 | 157,63 | |||
20 | 0951 a 1000 | 131,15 | 182,20 | 114,65 | 121,23 | 125,19 | 159,45 | |||
21 | 1001 a 1100 | 134,73 | 187,18 | 117,78 | 124,55 | 128,61 | 163,81 | |||
22 | 1101 a 1200 | 141,79 | 196,98 | 123,94 | 131,07 | 135,35 | 172,38 | |||
23 | 1201 a 1300 | 149,01 | 207,00 | 130,25 | 137,74 | 142,23 | 181,16 | |||
24 | 1301 a 1400 | 156,73 | 217,73 | 137,00 | 144,88 | 149,60 | 190,54 | |||
25 | 1401 a 1500 | 160,19 | 224,69 | 141,38 | 149,51 | 154,38 | 196,63 |
Ordem Numérica | Distância em Km | Carga: Seca n/Fracionada | Carga: Frigorífica | Transporte de Carga: | ||||||
Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | Algodão Pluma | |||||||
Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | |||||
26 | 1501 a 1600 | 170,51 | 236,90 | 147,63 | 153,90 | 159,03 | 201,79 | |||
27 | 1601 a 1700 | 178,75 | 248,35 | 154,77 | 161,35 | 166,72 | 211,53 | |||
28 | 1701 a 1800 | 195,04 | 270,96 | 168,87 | 176,03 | 181,91 | 230,81 | |||
29 | 1801 a 1900 | 203,15 | 282,24 | 175,89 | 183,36 | 189,48 | 240,41 | |||
30 | 1901 a 2000 | 214,52 | 298,04 | 185,74 | 193,63 | 200,08 | 253,87 | |||
31 | 2001 a 2200 | 225,36 | 313,10 | 195,12 | 203,42 | 210,20 | 266,70 | |||
32 | 2201 a 2400 | 236,20 | 328,16 | 204,50 | 213,19 | 220,29 | 279,51 | |||
33 | 2401 a 2600 | 247,03 | 343,20 | 213,88 | 222,97 | 230,40 | 292,34 | |||
34 | 2601 a 2800 | 252,88 | 361,06 | 219,97 | 227,93 | 239,48 | 301,07 | |||
35 | 2801 a 3000 | 267,06 | 371,05 | 231,23 | 241,05 | 249,09 | 316,05 | |||
36 | 3001 a 3200 | 280,34 | 389,49 | 242,72 | 253,04 | 261,47 | 331,77 | |||
37 | 3201 a 3400 | 291,12 | 404,47 | 252,06 | 262,77 | 271,53 | 344,52 | |||
38 | 3401 a 3600 | 301,90 | 419,44 | 261,39 | 272,50 | 281,58 | 357,28 | |||
39 | 3601 a 3800 | 311,68 | 433,02 | 269,86 | 281,32 | 290,70 | 365,72 | |||
40 | 3801 a 4000 | 323,54 | 449,51 | 280,13 | 292,03 | 301,77 | 379,64 | |||
41 | 4001 a 4200 | 354,82 | 492,96 | 307,20 | 320,26 | 330,94 | 416,34 | |||
42 | 4201 a 4400 | 395,79 | 549,89 | 342,69 | 357,25 | 369,16 | 464,42 | |||
43 | 4401 a 4600 | 408,74 | 567,88 | 353,89 | 368,94 | 381,23 | 479,61 | |||
44 | 4601 a 4800 | 420,60 | 584,35 | 364,17 | 379,64 | 392,29 | 493,53 | |||
45 | 4801 a 5000 | 432,46 | 600,84 | 374,43 | 390,35 | 403,36 | 507,46 | |||
46 | 5001 a 5200 | 446,49 | 620,32 | 386,57 | 403,00 | 416,44 | 523,90 | |||
47 | 5201 a 5400 | 458,35 | 636,80 | 396,85 | 413,72 | 427,50 | 537,82 | |||
48 | 5401 a 5600 | 470,21 | 653,28 | 407,12 | 424,42 | 438,57 | 551,75 | |||
49 | 5601 a 5800 | 483,16 | 671,27 | 418,32 | 436,09 | 450,64 | 566,92 | |||
50 | 5801 a 6000 | 495,02 | 687,74 | 428,60 | 446,81 | 461,70 | 580,85 |
OBSERVAÇÕES:
1. Para efeito de aplicação da Tabela acima, considerar-se-á conforme o caso:
a) Peso efetivo da carga, nos locais onde houver balança;
b) Capacidade máxima do veículo, aquele fornecido pelo fabricante;
c) Uma tonelada, o peso relativo a um metro cúbico de madeira serrada;
d) 700 quilos, o peso relativo a um metro cúbico de lamina/compensados.
ANEXO II - DA PORTARIA Nº 114/2011Distância em Km | Transporte de carga Viva | |||||||||||||
R$/Caminhão | R$/Carreta | | ||||||||||||
Carreta S27 | Carreta 36 | Carreta D. Deck 42 | Carreta D. Deck 45/48 | |||||||||||
Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | ||||||||||
0 à 50 | 517,93 | 702,88 | 739,89 | 776,88 | 813,87 | |||||||||
51 à 100 | 638,76 | 866,90 | 894,26 | 938,97 | 1.003,78 | |||||||||
101 à 150 | 750,03 | 1.017,88 | 1.050,02 | 1.102,52 | 1.178,61 | |||||||||
151 à 200 | 863,20 | 1.171,48 | 1.208,46 | 1.268,87 | 1.356,45 | |||||||||
201 à 250 | 1.054,77 | 1.431,46 | 1.476,64 | 1.550,47 | 1.657,49 | |||||||||
251 à 300 | 1.394,47 | 1.892,51 | 1.952,22 | 2.049,84 | 2.191,32 | |||||||||
Acima de 301 | 2,10 | 3,65 | 4,10 | 4,50 | 4,60 | |||||||||
Observações.: 1. Acima de 301 km, o frete considera-se Km rodado ida e volta x o preço de pauta; 2. O preço de pauta do frete para carreta, será classificado em conformidade com a tara (peso) como segue abaixo: 2.1. carreta S 27, tara (peso) entre 8.000 à 9.000 Kgs; 2.2. carreta S 36, tara (peso) entre 9.001 à 11.000 Kgs; 2.3. carreta D - Deck 42 (dois andares), tara (peso) entre 11.001 à 14.000 Kgs; 2.4. carreta D - Deck 45/48 (dois andares), tara (peso) acima 14.000 Kgs. |
Descrição | Unid. | Índice do Frete por Passageiro | ||
Asfalto Índice/Passag. | Terra Índice/Passag. | |||
Transp. de Passageiro em veículo de característica convencional (ônibus) | Km | 0,169593 | 0,235987 | |
Transp. de Passageiro em veículo de característica alternativa (microônibus e van) | Km | 0,202988 | 0,279843 |
Exemplo Cálculo 1 - para Fretamento Contínuo:
Km (Ida e Volta) x Índ/Passag. x Nº de Passageiros x Quant. de dias (30) x 30% (Redutor) = BC x 17% = ICMS.
Exemplo Cálculo 2 - para Fretamento Turístico:
Km (Ida e Volta) x Índ/Passag. x Nº de Passageiros x 50% (Redutor) = BC x 17% = ICMS.
¹ fretamento contínuo: serviço prestado por empresas detentoras do Certificado de Registro Cadastral para Fretamento - CRF, com contrato firmado entre a transportadora e seu cliente, quantidade de viagens e horários estabelecidos no contrato, destinado exclusivamente a pessoas jurídicas para o transporte de seus empregados, instituições de ensino para o transporte de seus alunos ou professores, bem como para estudantes de forma individualizada, ou ainda para entidades do poder público (inciso XXI, art. 2º, Lei Complementar nº 149/2003, de 30.12.2003).
² fretamento turístico: serviço prestado por empresa transportadora detentora de registro cadastral previamente aprovado junto à AGER/MT, possuidora de cadastro no Ministério do Turismo ou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo - SEDTUR, para prestar serviço de transporte de passageiros a pessoa física, organização pública ou privada, agência de turismo, sem continuidade e em caráter privativo, com porte obrigatório no veículo da lista de passageiros, emissão de uma única nota fiscal por viagem, roteiro pré-estabelecido, com ponto inicial e final, localidades a serem visitadas, com proibição de embarque e desembarque de passageiros ao longo do itinerário (inciso XX, art. 2º, Lei Complementar nº 149/2003, de 30.12.2003).
ANEXO IV - PORTARIA Nº 123/2011Transporte de Carga Ferroviária | ||||||||
Ordem Numérica | Distância em Km | Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | ||||
Frete | Frete | Frete | ||||||
R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | ||||||
1 | 0001 a 0300 | 47,29 | 47,29 | 51,64 | ||||
2 | 0301 a 0600 | 81,88 | 81,88 | 89,41 | ||||
3 | 0601 a 0800 | 102,88 | 102,88 | 112,33 | ||||
4 | 0801 a 0900 | 115,26 | 115,26 | 125,88 | ||||
5 | 0901 a 1000 | 121,13 | 121,13 | 132,27 | ||||
6 | 1001 a 1050 | 127,63 | 127,63 | 141,75 | ||||
7 | Acima de 1050 | 143,94 | 143,94 | 150,06 |