Publicado no DOE - MT em 16 fev 2012
Institui Tabela do frete para efeito de base de cálculo e recolhimento do ICMS.
(Revogado pela Portaria SEFAZ Nº 56 DE 12/03/2014):
O Secretário Adjunto da Receita Pública, no uso de suas atribuições legais, nos termos do inciso II do artigo 71 da Constituição Estadual c/c item II do Anexo I da LC 266/2006 e com os incisos VIII e XIV do artigo 67 e inciso I do artigo 68 do Decreto 1.656/2008 combinado, ainda, com o inciso I do artigo 100 do CTN, e
Considerando o que dispõe o artigo 41 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 1.944, de 06 de outubro de 1989,
Resolve:
Art. 1º Fica instituída a Tabela do Frete, relativa às prestações de serviços de transporte rodoviário, ferroviário e do transporte de passageiros nas modalidades de fretamento ¹contínuo e ²turístico, realizados por empresas transportadoras e transportes autônomos, para efeito de tributação e recolhimento do ICMS, conforme constam dos anexos I, II, III e IV desta Portaria.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor no décimo dia após a sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Portaria nº 114/2011-SEFAZ, de 27.04.2011.
Secretaria Adjunta da Receita Pública/SEFAZ, em Cuiabá-MT, 14 de fevereiro de 2012.
CUMPRA-SE.
MARCEL SOUZA CURSI
Secretário Adjunto da Receita Pública
ANEXO I - PORTARIA Nº 038/2012
Ordem Numérica | Distância em Km | Carga: Seca n/ Fracionada | Carga: Frigorífica | Transporte de Carga: | ||||||
Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | Algodão Pluma | |||||||
Frete | Frete | Frete | Frete | Frete | Frete | |||||
R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | |||||
1 | 0001 a 0050 | 32,06 | 46,24 | 26,95 | 29,97 | 30,89 | 38,97 | |||
2 | 0051 a 0100 | 36,38 | 51,52 | 32,45 | 34,02 | 35,07 | 44,24 | |||
3 | 0101 a 0150 | 39,07 | 55,32 | 34,84 | 36,53 | 37,65 | 47,50 | |||
4 | 0151 a 0200 | 42,15 | 59,66 | 37,59 | 39,41 | 40,62 | 51,22 | |||
5 | 0201 a 0250 | 46,48 | 65,81 | 41,45 | 43,46 | 44,78 | 56,50 | |||
6 | 0251 a 0300 | 59,02 | 85,58 | 53,90 | 56,52 | 58,25 | 73,50 | |||
7 | 0301 a 0350 | 63,94 | 92,72 | 55,96 | 59,38 | 61,98 | 78,10 | |||
8 | 0351 a 0400 | 68,63 | 99,54 | 60,08 | 63,75 | 66,52 | 83,82 | |||
9 | 0401 a 0450 | 84,04 | 121,88 | 73,56 | 78,05 | 81,46 | 102,64 | |||
10 | 0451 a 0500 | 93,26 | 135,26 | 81,63 | 86,61 | 90,40 | 113,90 | |||
11 | 0501 a 0550 | 98,10 | 134,95 | 85,87 | 91,11 | 95,09 | 119,81 | |||
12 | 0551 a 0600 | 102,16 | 140,54 | 89,42 | 94,88 | 99,02 | 124,77 | |||
13 | 0601 a 0650 | 106,20 | 148,19 | 91,92 | 97,16 | 103,37 | 128,97 | |||
14 | 0651 a 0700 | 110,73 | 152,33 | 96,93 | 102,84 | 107,33 | 135,23 | |||
15 | 0701 a 0750 | 114,14 | 157,02 | 99,91 | 106,00 | 110,63 | 139,41 | |||
16 | 0751 a 0800 | 120,75 | 166,11 | 105,69 | 112,14 | 117,04 | 147,48 | |||
17 | 0801 a 0850 | 123,80 | 170,31 | 108,36 | 114,98 | 120,00 | 149,77 | |||
18 | 0851 a 0900 | 128,36 | 176,59 | 112,36 | 119,23 | 124,41 | 155,31 | |||
19 | 0901 a 0950 | 132,77 | 182,64 | 116,22 | 123,31 | 128,68 | 160,62 | |||
20 | 0951 a 1000 | 134,43 | 184,93 | 116,45 | 123,55 | 128,95 | 162,48 | |||
21 | 1001 a 1100 | 138,10 | 189,99 | 119,63 | 126,93 | 131,57 | 167,33 | |||
22 | 1101 a 1200 | 145,33 | 199,93 | 125,88 | 133,57 | 138,46 | 176,09 | |||
23 | 1201 a 1300 | 152,74 | 210,11 | 132,29 | 140,37 | 145,50 | 185,05 | |||
24 | 1301 a 1400 | 160,65 | 221,00 | 139,15 | 147,65 | 153,04 | 194,64 | |||
25 | 1401 a 1500 | 164,19 | 228,06 | 143,60 | 152,37 | 157,93 | 200,86 |
Ordem Numérica | Distância em Km | Carga: Seca n/ Fracionada | Carga: Frigorífica | Transporte de Carga: | ||||||
Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | Algodão Pluma | |||||||
Frete | Frete | Frete | Frete | Frete | Frete | |||||
R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | |||||
26 | 1501 a 1600 | 172,22 | 232,16 | 147,63 | 156,98 | 159,03 | 205,72 | |||
27 | 1601 a 1700 | 180,54 | 243,38 | 154,77 | 161,35 | 166,72 | 211,53 | |||
28 | 1701 a 1800 | 196,99 | 265,54 | 168,87 | 176,03 | 181,91 | 230,81 | |||
29 | 1801 a 1900 | 205,18 | 276,60 | 175,89 | 183,36 | 189,48 | 240,41 | |||
30 | 1901 a 2000 | 216,67 | 292,08 | 185,74 | 193,63 | 200,08 | 253,87 | |||
31 | 2001 a 2200 | 227,61 | 306,84 | 195,12 | 203,42 | 210,20 | 266,70 | |||
32 | 2201 a 2400 | 238,56 | 321,60 | 204,50 | 213,19 | 220,29 | 279,51 | |||
33 | 2401 a 2600 | 249,50 | 336,34 | 213,88 | 222,97 | 230,40 | 292,34 | |||
34 | 2601 a 2800 | 254,14 | 353,84 | 219,97 | 227,93 | 239,48 | 301,07 | |||
35 | 2801 a 3000 | 268,40 | 363,63 | 231,23 | 241,05 | 249,09 | 316,05 | |||
36 | 3001 a 3200 | 281,74 | 381,70 | 242,72 | 253,04 | 261,47 | 331,77 | |||
37 | 3201 a 3400 | 292,58 | 396,38 | 252,06 | 262,77 | 271,53 | 344,52 | |||
38 | 3401 a 3600 | 303,41 | 411,05 | 261,39 | 272,50 | 281,58 | 357,28 | |||
39 | 3601 a 3800 | 313,24 | 424,36 | 269,86 | 281,32 | 290,70 | 365,72 | |||
40 | 3801 a 4000 | 325,16 | 440,52 | 280,13 | 292,03 | 301,77 | 379,64 | |||
41 | 4001 a 4200 | 356,59 | 483,10 | 307,20 | 320,26 | 330,94 | 416,34 | |||
42 | 4201 a 4400 | 397,77 | 538,89 | 342,69 | 357,25 | 369,16 | 464,42 | |||
43 | 4401 a 4600 | 410,78 | 556,52 | 353,89 | 368,94 | 381,23 | 479,61 | |||
44 | 4601 a 4800 | 422,70 | 572,66 | 364,17 | 379,64 | 392,29 | 493,53 | |||
45 | 4801 a 5000 | 434,62 | 588,82 | 374,43 | 390,35 | 403,36 | 507,46 | |||
46 | 5001 a 5200 | 448,72 | 607,91 | 386,57 | 403,00 | 416,44 | 523,90 | |||
47 | 5201 a 5400 | 460,64 | 624,06 | 396,85 | 413,72 | 427,50 | 537,82 | |||
48 | 5401 a 5600 | 472,56 | 640,21 | 407,12 | 424,42 | 438,57 | 551,75 | |||
49 | 5601 a 5800 | 485,58 | 657,84 | 418,32 | 436,09 | 450,64 | 566,92 | |||
50 | 5801 a 6000 | 497,50 | 673,99 | 428,60 | 446,81 | 461,70 | 580,85 |
OBSERVAÇÕES:
1 - Para efeito de aplicação da Tabela acima, considerar-se-á conforme o caso:
a) Peso efetivo da carga, nos locais onde houver balança;
b) Capacidade máxima do veículo, aquele fornecido pelo fabricante;
c) Uma tonelada, o peso relativo a um metro cúbico de madeira serrada;
d) 700 quilos, o peso relativo a um metro cúbico de lamina/compensados.
ANEXO II - PORTARIA Nº 038/2012
Distância em Km | Transporte de carga Viva | ||||||||||||||||
R$/Caminhão | R$/Carreta | ||||||||||||||||
Carreta S27 | Carreta 36 | Carreta D. Deck 42 | Carreta D. Deck 45/48 | ||||||||||||||
Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | |||||||||||||
0 à 50 | 559,00 | 755,60 | 810,00 | 850,00 | 900,50 | ||||||||||||
51 à 100 | 673,80 | 914,50 | 970,00 | 1.050,00 | 1.100,00 | ||||||||||||
101 à 150 | 796,50 | 1.078,90 | 1.144,00 | 1.220,00 | 1.290,00 | ||||||||||||
151 à 200 | 912,00 | 1.237,00 | 1.314,70 | 1.370,00 | 1.480,00 | ||||||||||||
201 à 250 | 1.133,80 | 1.534,60 | 1.620,60 | 1.690,00 | 1.790,90 | ||||||||||||
251 à 300 | 1.499,00 | 2.026,00 | 2.123,00 | 2.240,00 | 2.380,00 | ||||||||||||
Acima de 301 | 2,28 | 3,95 | 4,39 | 4,84 | 4,95 | ||||||||||||
Observações.: 1) Acima de 301 km, o frete considera-se Km rodado ida e volta x o preço de pauta; 2) O preço de pauta do frete para carreta, será classificado em conformidade com a tara (peso) como segue abaixo: 2.1) carreta S 27, tara (peso) entre 8.000 à 9.000 Kgs; 2.2) carreta S 36, tara (peso) entre 9.001 à 11.000 Kgs; 2.3) carreta D. Deck 42 (dois andares), tara (peso) entre 11.001 à 14.000 Kgs; 2.4) carreta D. Deck 45/48 (dois andares), tara (peso) acima 14.000 Kgs. |
ANEXO III - PORTARIA Nº 038/2012
Descrição | Unid. | Índice do Frete por Passageiro | ||
Asfalto Índice/Passag. | Terra Índice/Passag. | |||
Transp. de Passageiro em veículo de característica convencional (ônibus) | Km | 0,169593 | 0,235987 | |
Transp. de Passageiro em veículo de característica alternativa (microônibus e van) | Km | 0,202988 | 0,279843 |
Exemplo Cálculo 1 - para Fretamento Contínuo:
Km (Ida e Volta) x Índ/Passag. x Nº de Passageiros x Quant. de dias (30) x 30% (Redutor) = BC x 17% = ICMS.
Exemplo Cálculo 2 - para Fretamento Turístico:
Km (Ida e Volta) x Índ/Passag. x Nº de Passageiros x 50% (Redutor) = BC x 17% = ICMS.
¹ fretamento contínuo: serviço prestado por empresas detentoras do Certificado de Registro Cadastral para Fretamento - CRF, com contrato firmado entre a transportadora e seu cliente, quantidade de viagens e horários estabelecidos no contrato, destinado exclusivamente a pessoas jurídicas para o transporte de seus empregados, instituições de ensino para o transporte de seus alunos ou professores, bem como para estudantes de forma individualizada, ou ainda para entidades do poder público (inciso XXI, art. 2º, Lei Complementar nº 149/2003, de 30.12.2003).
² fretamento turístico: serviço prestado por empresa transportadora detentora de registro cadastral previamente aprovado junto à AGER/MT, possuidora de cadastro no Ministério do Turismo ou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo - SEDTUR, para prestar serviço de transporte de passageiros a pessoa física, organização pública ou privada, agência de turismo, sem continuidade e em caráter privativo, com porte obrigatório no veículo da lista de passageiros, emissão de uma única nota fiscal por viagem, roteiro pré-estabelecido, com ponto inicial e final, localidades a serem visitadas, com proibição de embarque e desembarque de passageiros ao longo do itinerário (inciso XX, art. 2º, Lei Complementar nº 149/2003, de 30.12.2003).
ANEXO IV - PORTARIA Nº 038/2012
Transporte de Carga Ferroviária
Ordem Numérica | Distância em Km | Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal |
Frete | Frete | Frete | ||
R$/Ton. | R$/Ton. | R$/Ton. | ||
1 | 0001 a 0300 | 52,50 | 52,50 | 57,32 |
2 | 0301 a 0600 | 90,10 | 90,10 | 98,35 |
3 | 0601 a 0800 | 108,60 | 108,60 | 118,62 |
4 | 0801 a 0900 | 119,20 | 119,20 | 130,48 |
5 | 0901 a 1000 | 126,32 | 126,32 | 138,07 |
6 | 1001 a 1050 | 133,15 | 133,15 | 149,39 |
7 | Acima de 1050 | 150,91 | 150,91 | 159,64 |